Pular para o conteúdo principal

Volta as aulas! Cuidado com a postura!

É na infância e na adolescência que podemos prevenir a má postura e que o papel dos pais é de grande importância para detectar as alterações e educar hábitos saudáveis.
Com o início do ano letivo a grande maioria dos pais já está preocupada com a extensa lista de materiais escolares que chegou. Mas o problema maior passa, na maior parte das vezes, despercebido, que é: como seus filhos irão carregar estes materiais até a escola? Cada criança tem seu jeitinho, uns carregam em mochilas, geralmente apoiando-as em um ombro só, outros carregam ao lado do corpo, as meninas geralmente preferem bolsas que atravessam o corpo apoiando o peso de todo o material no quadril. Sem contar o grande peso na mochila escolar devido ao grande número de livros e materiais escolares exigidos pela escola.
Se este peso não for bem distribuído pode acabar provocando constantemente uma postura incorreta que, como consequência, tende a gerar problemas de coluna como: hipercifose, hiperlordose e escoliose. Sem contar as queixas de dores nas costas e no pescoço e também problemas nos quadris, joelhos e pés.
O cuidado para evitar estes problemas já pode ser iniciado na hora da compra da mochila. Opte por mochilas leves (vazias não podem pesar mais de meio quilo). Prefira modelos com duas tiras, já que as de tira única não distribuem o peso de maneira uniforme sobre os ombros. As alças devem ser largas já que as tiras estreitas provocam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação. Após a escolha da mochila é preciso ter cuidado na hora de carregá-la, sendo assim selecionei algumas dicas:


*A primeira dica é a respeito do peso da mochila escolar, a carga a ser carregada não deve ultrapassar 10% o peso da criança ou jovem que irá levar a mochila.

* Use sempre ambas as tiras nos ombros. O uso em um só ombro favorece a escoliose.

* Tencione as tiras para que a mochila fique bem próxima ao corpo e aproximadamente cinco centímetros acima da linha da cintura, deixando o fundo da mochila apoiado na curva da região lombar.

* Utilize todos os compartimentos de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximos das costas.

* Quando a carga for muito grande uma boa opção são as mochilas de rodinha, lembrando que a alça do carrinho deve estar a uma altura apropriada, e as costas da criança devem ficar retas ao puxá-la, alternando os braços, se possível, de 10 em 10 min.

* Observe o que seu filho está levando dentro da mochila, certifique-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras, sem nada supérfluo. 

Enfim, a dica para mais este início de ano letivo é cuidar da postura das crianças e dos adolescentes, observando-os, encaminhando-os para o tratamento, quando necessário, e dando noções de um hábito postural saudável, para que eles entendam que é preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer... 

Natalia Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta
Crefito 3/49373-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para