Pular para o conteúdo principal

Cuidados Posturais durante a gravidez e Amamentação.

Para cuidar do próprio corpo é necessário conhecê-lo!

Você conhece seu próprio corpo e as mudanças que estão ocorrendo durante a gravidez?
Durante as 42 semanas de gestação, o organismo feminino passa por profundas alterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em quase todos os órgãos e sistemas.

Durante a gravidez é comumente necessário para a mulher adaptar sua postura para compensar a mudança de seu centro de gravidade.
Em uma mulher não grávida, o centro de gravidade está localizado bem em frente à coluna vertebral, na altura dos rins. Mas na gestante, o centro de gravidade torna-se mais anterior, forçando a coluna vertebral.
Há uma tendência para o deslocamento para frente, devido ao crescimento uterino-abdominal e ao aumento das mamas.

Para compensar, o corpo projeta-se para trás, amplia-se o polígono de sustentação, os pés se distanciam e a porção cervical da coluna alinha-se para frente.
A deambulação da gestante é comparada à dos gansos, sendo chamada marcha anserina, caracterizada por passos curtos e base de sustentação alargada.
O peso do corpo aumentado deve resultar em mais pressão através da coluna, e aumentados esforços de torção nas articulações.
A gestante tem um aumento generalizado na flexibilidade e extensão das articulações, relacionado principalmente ao hormônio relaxina. A relaxina permite que o útero aumente à medida que o feto cresce, entretanto sua ação não se restringe ao útero, e assim, este hormônio age em todos os tecidos conectivos do corpo, como ligamentos e tendões.
As mulheres ficam desajeitadas e inclinadas a tropeçar e cair.
Dessa maneira, podem surgir as posturas incorretas, sobrecarregando a coluna vertebral e as articulações, o que pode causar dores.

Sendo assim, manter uma postura correta é fundamental para  que a gestante se adapte às modificações de seu corpo, além de ajudar na execução das atividades da vida diária.

Como manter uma postura correta durante a gestação e a amamentação?
Na gestação
Dormir: Deitar preferencialmente de lado, utilizando um travesseiro  sob a cabeça, cuja altura seja  razoavelmente a  dos ombros. Outros travesseiros também podem ser utilizados entre as pernas e para apoiar a barriga.
Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama.
Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.
Tarefas domésticas que demandam muito tempo em pé: Para lavar louça, roupa ou cozinhar, apoiar um dos pés  sobre uma banquinho ou um suporte, que o deixe mais alto em relação ao outro pé; os pés devem ser alternados a cada 5 minutos.
Varrer: Usar vassouras e rodos com cabos mais longos, para não se curvar durante a limpeza.
Levantar objetos: Uma gestante deve evitar levantar e carregar peso! Prefira pedir auxilio para outra pessoa. Para pegar objetos do chão, deve- se ajoelhar para evitar dobrar a coluna para frente. Objetos leves podem ser carregados desde que os traga muito próximos ao tronco.

Quando o Bebe Nascer...
Não estenda os braços para levantar o bebê. Traga-o para perto do seu peito antes de erguê-lo. Isso vale para várias situações: ao tirar o bebê do cadeirão, afaste a bandeja para se aproximar do seu filho antes de erguê-lo, ao tirar o bebê do berço, abaixa a grade de proteção, se for possível.
Para pegar a criança do chão, agache, dobrando-se sobre os joelhos e deixando a coluna ereta. Contraia os músculos do abdome e do bumbum e faça força nas pernas para levantar.
Não carregue a criança na altura do seu quadril, isso sobrecarrega os músculos das costas
Entre no carro para colocar a criança na cadeirinha, ajoelhando-se no banco de trás. E considere trocar seu carro de duas portas por um de quatro, o que tornará essa tarefa mais fácil.
Na hora do banho, coloque a banheira na altura da sua barriga, para que você não precise ficar muito curvada enquanto lava o bebê.

Amamentando
 Sente numa poltrona confortável de preferência com braços e utilize uma pequena banqueta para apoio dos pés. 
Utilize um travesseiro para apoiar seu braço e o bebê de tal maneira que este fique na altura do seio.
O corpo do bebê deverá estar de encontro ao seu.



Além dos cuidados com a postura, outras dicas:
*Evite aumentar muito de peso
*Faça alongamentos regularmente
*Evite usar salto alto e sapatos desconfortáveis
*Evite ficar em uma única posição por mais de 30 minutos
*Ande em uma velocidade que se sinta confortável

Seguindo esses cuidados você conseguirá evitar os desconfortos e levar uma gestação bem mais tranquila.
Caso surgirem desconfortos musculares procure observar a postura, fazer uma massagem nas costas, um alongamento. Se ocorrer da dor não passar, procure um médico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para