Trabalhar com a terceira idade é um desafio.
Além da saúde física é necessário trabalhar a saúde mental. Para isso é interessante propor atividades lúdicas que estimulem o cognitivo, a concentração, o raciocínio, a memória e ainda favoreçam a convivência.
E se agregarmos a atividade de contar uma história com a observação de fotografias antigas. É essa a proposta do trabalho: Uma foto uma história.
Este projeto teve por objetivo específico a realização de encontros temáticos com a exposição de fotos e apresentação oral da história contida naquele registro fotográfico. O trabalho visa oportunizar a partilha de experiências e memórias, permitindo a reflexão e o diálogo entre os participantes.
Inicialmente, foram previstos 6 encontros temáticos e um dia de conclusão da atividade. Cada encontro temático com a duração aproximada de 2 horas e 30 minutos, tendo individualmente o espaço de 10 minutos para exposição de fotos e apresentação oral da história contida naquele registro fotográfico, obedecendo ao seguinte cronograma:
1º Encontro: Primeira Infância e Juventude
2º Encontro: Escola e Trabalho
3º Encontro: Viagens e Amigos
4º Encontro: Casamento e Família
5º Encontro: Espaços Urbanos e rurais
6º Encontro: O envelhecimento
7º Encontro: Conclusão.
Em cada encontro, o participante trás uma foto que esteja vinculadas ao tema definido. Estas constituirão um acervo e serão expostas em eventos e outros espaços que tenham alguma ligação com a temática do envelhecimento.
No 6° encontro é realizado um registro atual, uma fotografia do participante. Na conclusão desta atividade o registro atual é comparado com o registro trazido no primeiro dia, o da criança ou jovem que este idoso foi, permitindo um entendimento deste processo do envelhecimento, auxiliando aos participantes aceitarem esta etapa, seus significados, as marcas deixadas pelo tempo.
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-f
Articuladora da Saúde da Pessoa Idosa do Município de Ribeirão Bonito-SP
Comentários
Postar um comentário
Olá! Se você quiser contribuir com um comentário escreva aqui!