Pode Incluir o Pilates na reabilitação?
Na reabilitação a fisioterapia utiliza vários exercícios terapêuticos. E por que não, incluir o vasto repertório de exercícios do método Pilates na reabilitação?
O Pilates é um método seguro, e integra a mente e o corpo, tem uma visão ampla, trata o corpo como um todo, não dando ênfase apenas no membro lesionado, equilibrando, corrigindo os desequilíbrios musculares, permitindo trabalhar a força, a coordenação motora e resistência muscular, melhorar a postura, melhorar o equilíbrio, melhorar a mobilidade e amplitude de movimento, melhorar a flexibilidade, além de uma melhora da respiração.
Além de todos os benefícios citados acima, incluir um paciente em um grupo terapêutico, colocá-lo no ambiente de um estúdio permite um maior envolvimento com os demais alunos proporcionando uma melhora no seu estado emocional e psicológico, auxiliando na recuperação.
Dessa forma, o Pilates pode e deve ser utilizado como ferramenta de reabilitação de diversas disfunções como nos pré e pós-cirúrgicos, no tratamento postural, no tratamento de dores crônicas e até nas disfunções neurológicas como por exemplo o Parkison. Mas é preciso escolher um profissional de reabilitação que entenda do método e que saiba utilizar todo o repertório de exercícios de acordo com a necessidade individual do paciente.
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta- crefito 3-49373-F
Comentários
Postar um comentário
Olá! Se você quiser contribuir com um comentário escreva aqui!