O que é bruxismo?
Bruxismo é o movimento involuntário de travar (apertar os dentes) ou ranger (deslizar os dentes para frente e para trás).
Podemos travar e ranger os dentes sem perceber durante o dia ou durante a noite, embora o bruxismo, durante o sono, é muito mais frequente.
O bruxismo provoca dor e outros problemas e sua origem pode estar relacionada com diversos fatores:
· Por quanto tempo e com que força você trava ou range os dentes
· Se seus dentes estão mal alinhados
· Sua postura
· Sua capacidade de relaxar
· Por quanto tempo e com que força você trava ou range os dentes
· Estresse emocional
· Sua dieta
· Seus hábitos relacionados ao sono
Cerca de 50% da população brasileira sofre atualmente dessa disfunção, que costuma provocar desgaste nos dentes, retração das gengivas e dores crônicas de cabeça, na face e no pescoço. Um distúrbio que afeta tanto as mulheres quanto os homens, de qualquer faixa etária.
Bruxismo não tem cura, mas alguns tratamentos ajudam a reduzir o ranger dos dentes e a minimizar os efeitos colaterais, como dor de cabeça e insônia.
O acompanhamento da pessoa com bruxismo pode requerer um tratamento multidisciplinar: com dentistas, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
São vários os recursos utilizados para o tratamento, como medicamentos ansiolíticos e miorrelaxantes, placa interoclusal [aparelho de resina para a proteção dos dentes], acupuntura, tratamentos fisioterápicos, massagem miofascial.
Na fisioterapia o enfoque será:
· Avaliação e cuidado da ATM (articulação temporomandibular);
· Cuidado postural, já que a má postura pode ser uma causa para o surgimento do bruxismo;
· Alívio da dor;
· Ensinar exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça;
· Massagem os músculos do pescoço, ombros e rosto, procurando cuidadosamente nódulos pequenos e doloridos chamados pontos de disparo que podem causar dor em toda a cabeça e rosto;
· Ensinar técnicas de relaxamento e consciência corporal para que o cliente possa relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito.
Enfim, chega de arrancar os cabelos de dor! Procure um profissional, bruxismo deve ser cuidado por diversos profissionais e o fisioterapeuta tem muito a colaborar.
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
fisioterapeuta crefito 3-43373-F
Comentários
Postar um comentário
Olá! Se você quiser contribuir com um comentário escreva aqui!