A Reflexologia
A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar.
É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C., na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.
A reflexologia podal
A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis é possível identificar quais os órgãos que necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais.
Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxiliar a identificação dos pontos existem mapas. A pressão feita com o polegar das mãos deve ser firme, nem muito forte nem muito suave. A dor deve ser suportável. O estímulo do local deve durar entre 30 segundos e 2 minutos. Além da pressão realizada com as mãos, é possível utilizar superfícies de contato como bolinhas e bastões.
Várias pesquisas demonstram que a reflexologia foi eficiente no alivio da dor, promoveu relaxamento, diminuiu a ansiedade e melhorou o sono. Alguns estudos também mostraram que a reflexologia foi eficaz no tratamento da depressão.
Para quem ainda não domina a técnica da reflexologia a dica é iniciar, observando os mapas, tocando os pés, se familiarizando com sua anatomia, sentindo os pontos dolorosos tentando identificar que área do corpo é correspondente. Uma simples massagem nos pés ao fim do dia também é uma maneira de se conhecer e relaxar.
Como fazer automassagem relaxante nos pés?
Realize as manobras abaixo em um pé de cada vez!
Posicione: Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Apoie o pé em uma das pernas de modo que a planta do pé fique fácil para massagear.
Movimente: Faça movimentos de rotação no sentido horário e anti-horário.
Acolha: Segure os pés de uma maneira firme, calorosa. Faça uma pequena pressão com as duas mãos, segurando a sola do pé, pressionando por alguns minutos. Em seguida segure também os pés pelo dorso, acolhendo-o em suas mãos.
Unte as mãos: Espalhe um pouquinho do creme ou óleo por toda a área dos pés: planta, calcanhar, dorso e pontas dos dedos. Esse movimento inicial vai ativar a circulação.
Massageie: O número de repetições de cada movimento de massagem é bem variável, o ideal é fazer cada um deles por três ou quatro vezes. Seguindo as seguintes manobras:
Circule: Com seus polegares, faça movimentos circulares por toda a sola do pé (de cima para baixo e de baixo para cima).
Deslize: Com a mão fechada, faça manobras pressionando e deslizando sobre a planta dos pés.
Bata: Após o deslizamento, feche uma das mãos e dê pequenas batidas na sola do pé. (use o lado do seu dedo mínimo).
Finalize: Para finalizar, esfregue suas mãos para produzir calor e faça uma espécie de “sanduíche” com o pé. (1 mão na sola e 1 no peito). Permaneça com as mãos por aproximadamente 20 segundos.
Agora no outro pé, repita todos os passos.
Lembre-se: O cuidado pode estar na planta dos seus pés!
Comentários
Postar um comentário
Olá! Se você quiser contribuir com um comentário escreva aqui!