Na hora do banho
O banho envolve a retirar a
roupa, entrar na água, lavar, secar e vestir outra roupa. Em tais situações, é
possível estimular o bebê com movimentos de pressão sobre braços e pernas,
movimentos circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas costas, que lhe
permitem sentir as partes de seu corpo. Tente reservar os últimos minutos do
banho para que o bebê se mexa livremente dentro da água.
Na hora de vestir
Dê preferência para roupas com
abertura frontal, ou nos ombros, e que passem facilmente pela cabeça do bebê,
para evitar movimentos bruscos.
Experiências do dia-a-dia
Diferentes formas, sons, cores e texturas - Qualquer coisa pode ser um estímulo conveniente para a criança: brinquedos coloridos, música, conversa ou o próprio movimento da casa. Porém, não é interessante fornecer muitos estímulos ao mesmo tempo. Por exemplo, muitos brinquedos, rádio e televisão ligados, outras crianças brincando.
O excesso de estímulos pode confundir a criança, que não conseguirá concentrar-se em um deles e não perceberá alterações que ocorram no ambiente.
Veja exemplos de estímulos sensoriais:
- Pendurar um mobile, feito com formas grandes, tecidos coloridos e diferentes texturas, a uma altura de 30 cm da criança deitada, no berço.
- Deixar a criança viver diferentes experiências sensoriais usando objetos do dia a dia, como cascas de frutas, esponjas com diferentes texturas, deixar que o bebê sinta no corpo sensações de diferentes materiais.
- Aproximar o rosto da mãe do rosto do bebê. O rosto apresenta várias formas e cores, e o bebê vai acompanhar e notar as mudanças, como um batom, por exemplo.
- Expor a criança a estímulos diferenciados. Mostrar coisas que ela não conhece, como por exemplo, levá-la a um jardim e deixar que brinque na grama, com flores e troncos de árvores.
- Oferecer à criança brinquedos coloridos e de diferentes texturas, deixar que ela os manuseie.
Carregando o bebê
É importante que seu bebê seja carregado no colo ora do lado direito, ora do lado esquerdo, para que receba informações dos dois lados. A cabeça deve ficar bem apoiada enquanto o bebê não conseguir sustentá-la, sendo mantida alinhada com o corpo. Os braços devem ficar livres e as pernas, fechadas. Quando o bebê conseguir sustentar sua cabeça, é possível carregá-lo “em cadeirinha”, para que ele possa olhar de frente o ambiente que o cerca. Evite carregar seu bebê com as pernas abraçadas ao seu corpo e também não use o canguru, já que isso manterá uma abertura exagerada das pernas dele.
O bebê receberá mais estímulos se o mudarmos de posição diversas vezes durante o dia, enquanto estiver acordado. Cada posição, de bruços ou de lado, fará com que ele perceba partes diferentes de seu corpo e o relacione com o ambiente. A mudança de local onde o bebê fica também ajuda a estimulação, de modo que é bom deixá-lo um pouco em vários lugares da casa. Para começar, o bebê pode ser colocado de bruços, com suportes laterais ou sob o tronco, a um ângulo de aproximadamente 30 graus, para ser estimulado.
A elevação do corpo também poderá ser aumentada gradualmente (para 45 graus e 60 graus), conforme o bebê vá ficando mais durinho e adquirindo melhor controle da cabeça e do tronco. Esta posição exercita o controle da cabeça, mas não deve nunca ser usada durante o sono. Você também pode deitar o bebê de costas, a um ângulo de 30 graus, com apoios laterais ou sob o quadril, ou colocá-lo no bebê conforto. Ele pode ainda ser colocado de lado, também a um ângulo de 30 graus, ora do lado direito, ora do lado esquerdo, para que os dois lados sejam estimulados, usando apoios em toda a extensão da cabeça, tronco e sob o quadril. Essa postura ajuda na descoberta das mãos, que podem ser trazidas para a frente, para brincar.
Estimulando a posição de bruços: A posição de bruços, com suporte de um rolo (de toalha, por exemplo), sob o tronco, ajuda a exercitar o controle da cabeça. Assim que o bebê conseguir sustentar melhor a cabeça e o tronco, não há mais necessidade de suporte. Use brinquedos que chamem a atenção da criança para que ela tente alcançá-los, ora apoiando-se em um braço, ora em outro.
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(posição de bruços com suporte de um rolo) |
Estimulando o rolar: O rolar de bruços para ficar de costas e vice-versa pode ser estimulado colocando a criança em uma das posições (bruços ou costas) e usando brinquedos para que ela seja estimulada a se virar. Os pais podem ajudar no movimento, empurrando de leve a criança até o meio do caminho (até que ela fique de lado), deixando que o bebê termine o movimento sozinho.
Estimulando o sentar: Sentado, o bebê fica com os braços livres para explorar. Inicialmente, ele pode ser colocado em um bebê conforto com os suportes de rolo adequados no tronco e no quadril, de modo que fique aconchegado, para que depois ele permaneça sozinho na postura. Ofereça brinquedos tanto na altura do olhar da criança, como abaixo e acima, e mais distantes, para estimular o bebê a movimentar seu corpo e melhorar seu equilíbrio. É importante que o bebê se interesse pelos brinquedos, para que se mantenha nessa postura.
O sentar sem ajuda exige paciência, já que nem sempre a criança consegue realizar o movimento da maneira adequada. O ideal para a criança se sentar, quando está deitada de costas ou bruços, é que ela role para a lateral, se apoie nos braços e eleve o corpo, até chegar à posição. Enquanto ela não conseguir passar por todas as etapas sozinha, os pais podem oferecer ajuda com as mãos, bem como apoiando o quadril.
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(uso de brinquedos para estimular posição sentada) |
Estimulando o arrastar: O bebê começa se arrastando para trás, com a ajuda dos braços, e depois para a frente. Essa mobilidade ajuda o bebê a explorar mais o ambiente, enquanto não consegue engatinhar ou andar. Quando a criança estiver se arrastando para trás, podemos colocar as mãos sob seus pés para que ela sinta o apoio e consiga se mover para a frente.
Aprendendo com brincadeiras: A brincadeira é a primeira, e talvez a mais importante forma, de ajudar seu filho a aprender. Todas as crianças aprendem brincando e explorando. Torne-se o companheiro de brincadeiras de seu bebê e mostre a ele como brincar com seus brinquedos. Mostre o que um brinquedo faz, como ele faz barulho, como se move, como encaixar e desencaixar, como esconder e encontrar um brinquedo. Ao mostrar a seu filho como fazer coisas mais interessantes com seus brinquedos, você pode evitar que ele repita sempre os mesmos movimentos e brincadeiras. Brinque da mesma coisa que seu filho, para que ele tenha você como modelo. Às vezes, vale a pena ter dois brinquedos, para que vocês dois possam sacudir um chocalho ou rolar uma bola, por exemplo.
Você também pode:
- Colocar brinquedos a uma certa distância, para estimular a criança a pegá-los.
- Posicionar brinquedos ao lado do bebê para estimular a lateralidade, reação de apoio e descarga de peso nos braços)
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