O desenvolvimento motor dos bebês segue margens de normalidade esperadas a cada fase, podendo variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer.
O desenvolvimento motor irá depender da boa saúde global do bebê que é obtido através do aleitamento materno, controle de infecções e doenças com a ajuda das vacinas, o cuidado da própria mãe e o estímulo saudável do meio ambiente.
PARA QUALQUER TIPO DE ESTAGNAÇÃO, CONVERSE COM O PEDIATRA, POIS SÃO SINAIS A INVESTIGAR.
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DO BEBÊ QUE DEVEM SER OBSERVADOS
O primeiro marco do desenvolvimento motor que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente.
SINAIS DE ALERTA PARA O ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA
É importante que os pais
fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão
demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas.
Outros sinais que podemos observar é se a criança é muito “molinha” e não
consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas
muito “rigidos”. Para qualquer tipo de estagnação, é preciso conversar
imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar. Com atitudes
simples e práticas diárias, é possível estimular as crianças em casa de acordo
com sua faixa etária. São brincadeiras e hábitos que podem auxiliar seu filho.
NA HORA DO BANHO
O banho envolve a retirar a
roupa, entrar na água, lavar, secar e vestir outra roupa. Em tais situações, é
possível estimular o bebê com movimentos de pressão sobre braços e pernas,
movimentos circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas costas, que lhe
permitem sentir as partes de seu corpo. Tente reservar os últimos minutos do
banho para que o bebê se mexa livremente dentro da água.
EXPERIÊNCIAS DO DIA-A-DIA
Diferentes formas, sons,
cores e texturas, qualquer coisa pode ser um estímulo conveniente para a
criança: música, conversa ou o próprio movimento da casa. Porém, não é
interessante oferecer muitos estímulos ao mesmo tempo. Por exemplo, muitos brinquedos,
rádio e televisão ligados, outras crianças brincando. O excesso de estímulos
pode confundir a criança, que não conseguirá concentrar-se em um deles e não
perceberá alterações que ocorram no ambiente.
OS BRINQUEDOS
Os brinquedos são muito
importantes para o processo de aprendizagem das crianças. Os brinquedos
estimulam visão, audição, tato e olfato. Devem ter cores, formas, tamanhos,
sons e materiais diferentes.
Ajude o seu bebê aprender
brincando!
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