Pular para o conteúdo principal

A EFICIÊNCIA DO PONTO ID18 NO TESTE DE SENTAR E ALCANÇAR.


Resumo: O presente estudo teve como objetivo testar a eficácia do ponto ID 18 de Acupuntura Chinesa em aumentar a amplitude do movimento no teste de sentar e alcançar. A amostra foi composta por 30 sujeitos do sexo feminino, praticantes de atividades físicas. A coleta de dados aconteceu em dois momentos. No primeiro momento foi experimental e baseou-se em três etapas, onde através de um flexômetro (banco de Wells) foi mensurada a amplitude de movimento no teste de sentar e alcançar, antes e após vinte minutos a aplicação das agulhas no ponto ID18. No segundo momento foi o controle onde ao invés da aplicação das agulhas foi realizado um período de repouso de 20 minutos. A análise dos dados foi realizada através do programa Graphpad Prism 5.0, pela análise de variância One Way Anova. As diferenças estatísticas entre os grupos foram comparadas pelo post-hoc test de Tukey com P<0.05 de significância. Os dois grupos apresentaram um aumento na amplitude do movimento, mas o grupo experimental obteve diferença maior quando comparado ao grupo controle, porém não significante. Contudo, são necessários outros estudos.
Palavras – chave: Acupuntura, flexibilidade, Flexômetro.

Abstract: The present study has have objective of testing the efficient ID18 point of the Shinese acupuncture increase the enlargement of the movement in the test of siting and reaching. The sample coupouned of 30 persons of physically active. The informations clain was based on two moments. In the first moment was based on three stages, in which whith a flexmeter, was measured the enlargement of the movement in the test of siting an reaching, twenty minuts before and after the application of the needles to ID18 point. In the second moment was measured the enlargement of the movement in the test of siting an reaching e after twenty minuts. The analyses of the information was carried out through the statistic program. Both of groups presented an increase in the enlargement of the movement, but the experimental group have better, compared to the control group, but don’t statistic significantly. However, is necessary more study about this subject.
Keywords: Acupuncture, Flexibility, Flexmeter .



INTRODUÇAO
Durante o processo de envelhecimento são observados declínios significativos nos diferentes componentes da capacidade funcional, como força, resistência, equilíbrio e em especial a flexibilidade. A flexibilidade é caracterizada pela capacidade de mover a articulação através de sua amplitude máxima de movimento (Achour JR., 2002). A ausência desta capacidade pode permitir a instalação lenta e progressiva de encurtamentos musculares, que limitam a amplitude de movimento das articulações, ocasionando má-postura, dores lombares, hérnia de disco, entre outros problemas. Em busca de melhora destes problemas e alívio das dores muitos destes pacientes procuram tratamentos conservadores. Atualmente, dentre os tratamentos conservadores, a medicina Ocidental tem descoberto a acupuntura como uma modalidade terapêutica, utilizada tanto na prevenção como na cura de enfermidades, tendo um efeito positivo no controle da dor.
O uso da acupuntura está embasado na Medicina Tradicional Chinesa, que apesar de ser diferente da medicina Ocidental trás vários pontos que se explicam e complementam. É o caso da flexibilidade, no ocidente a flexibilidade é um componente importante da capacidade funcional, como já foi explicado. Uma das maneiras de avaliar a flexibilidade é a flexão do troco para frente observando a mobilidade das articulações, estão envolvidos musculaturas da cadeia posterior dos membros inferiores, como os isquiotibiais e também musculaturas lombares. Se estes músculos estão rígidos encurtados, estarão menos funcionais e a flexibilidade será diminuída.  Segundo Maciocia, os músculos contribuem, portanto, para manter a integridade do corpo e do sistema esquelético, conectando os ossos.
Existe uma equivalência entre estes conceitos ocidental e oriental, já que esta função dos músculos não é puramente mecânica, é também energética. Como os músculos são parte dos canais musculares, nos quais Qi e sangue circulam e como os ossos são locais importantes da circulação do Sangue, os canais musculares contribuem para manter a integridade do Sistema ósseo e para promover a circulação de Qi e Sangue em músculos e ossos.
A patologia dos canais Musculares envolve duas condições básicas: Excesso ou Deficiência. Excesso manifesta-se com dor contratura, rigidez e dureza e a deficiência manifesta-se com flacidez e dor difusa.
A ideia é que, se intervirmos através da acupuntura, poderemos melhorar as condições destes músculos, tornando-os menos rígidos e duros e desta forma melhorar a flexibilidade. Dentre os vários trajetos de canais musculares conhecidos, os três canais yang da perna (Bexiga, Vesícula Biliar e Estômago) são os mais relacionados com a musculatura envolvida com a avaliação da flexibilidade. E na literatura o ponto ID18 (Quanliao) é um ponto de reunião destes três canais yang da perna, isto significa que se este ponto for estimulado poderá influenciar o fluxo energético nestes canais musculares.
Sendo assim, o objetivo deste trabalho é testar a eficácia do ponto ID18 de acupuntura em aumentar a amplitude de movimento no teste de sentar e alcançar, validado no meio científico.

MATERIAS E MÉTODOS
Foram selecionadas 30 senhoras, praticantes de alongamentos realizados no setor de reabilitação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito. Todas receberam orientação sobre os procedimentos adotados e assinaram o termo de consentimento livre esclarecido para participação no estudo .
A coleta de dados foi baseada em dois momentos. No primeiro momento foi experimental e baseou-se em três etapas, onde foi mensurada a flexibilidade no teste de sentar e alcançar, antes e após vinte minutos à aplicação das agulhas no ponto ID18. No segundo momento, realizado no dia seguinte ao primeiro teste, foi o controle onde ao invés da aplicação das agulhas foi realizado um período de repouso de 20 minutos.
Para avaliar a flexibilidade utilizou-se o banco de Wells que, segundo Araujo, é um método linear de avaliação, pois utiliza-se de escala métrica para avaliar indiretamente, a mobilidade articular, através de movimentos compostos que envolvem mais de uma articulação. Para Chagas & Bhering este teste envolve a musculatura isquiotibial e a região lombar. Para sua realização o executante encontra-se sentado com os joelhos estendidos, membros inferiores levemente separados, pés apoiados firmemente na parede da caixa de madeira, cotovelos estendidos e membros superiores fletidos anteriormente (Figura 1). A partir dessa posição, o executante realiza um movimento à frente com o tronco, tentando alcançar com as mãos o maior deslocamento possível sobre uma escala graduada em centímetros na parte superior da caixa. A medida foi tomada três vezes, sendo considerada a média destas medidas.


Figura 1: Teste de sentar e alcançar no Banco de Wells.

A acupuntura do ponto ID18 foi realizada bilateralmente com o uso de agulhas de 0,25mm de diâmetro e comprimento de 40mm ( DONGBANG Acupunture Needle, China). Realizou-se a estimulação manual, através da rotação das agulhas no sentido horário e anti-horário, até a sensação dequi ser obtida e manteve-se as agulhas por vinte minutos.
A análise dos dados foi realizada através do programa Graphpad Prism 5.0, pela análise de variância One Way Anova. As diferenças estatísticas entre os grupos foram comparadas pelo post-hoc test de Tukey com P<0.05 de significância.

RESULTADOS
O grupo composto de trinta mulheres foi avaliado segundo suas características antropométricas e os resultados obtidos podem ser observados na tabela 1.

idade
altura
peso
62,2 (10,71)
1,5
70,5
Tabela 1: Características antropométricas básicas do grupo estudado, média (desvio padrão).

A acupuntura no ponto ID18, pareceu ser variável determinante no processo de aumento de flexibilidade ( Gráfico 1). O gráfico mostra que após a acupuntura o aumento da flexibilidade foi maior, porém não é um aumento significante, quando comparado com o grupo controle.


Gráfico 1: Medidas do teste de sentar e alcançar.


DISCUSSÃO
O ponto ID18 é considerado um ponto regulador dos meridianos yang dos membros Inferiores, o fato de ter sido intensamente estimulado, até a sensação dequi ser obtida pode ter dispersado estagnações presentes nestes meridianos e desta forma a energia passou a fluir de maneira mais livre influenciando no aumento da flexibilidade.
Na literatura pode-se encontrar a relação do ponto ID18 para o tratamento de dores miofasciais e analgesia.
Polato et al. encontraram um quadro de melhora de flexibilidade após a realização da acupuntura craniana, utilizando o ponto D3 de Yamamoto. Houve uma diferença significativa maior que 0,05, porém foram consideradas as maiores medidas de flexibilidade e no nosso estudo consideramos a média das medidas, o que pode justificar o aumento não ter sido significante.
Foram encontrados outros trabalhos que relacionavam a acupuntura e a melhora da flexibilidade, todos mostravam a melhora do quadro, porém não explicavam de maneira clara os parâmetros da pesquisa. Em muitos casos a acupuntura estava sendo usada para permitir um ganho de flexibilidade agudo apenas com objetivos de melhorar a performance atlética.

CONCLUSÃO
Os dados nos permitem concluir que a acupuntura é um método eficaz para o aumento agudo da flexibilidade. Porém outros estudos são necessários para elucidar estes ganhos de flexibilidade, se estes valores se mantém a curto e a longo prazo e quais outros aspectos podem estar envolvidos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ARAUJO CGS. Correlação entre diferentes métodos lineares e adimensionais de avaliação da mobilidade articular. Rev. Bras. Ciência e Movimento. 8 (2): 27-34, 2000.
YAMAMURA Y. Acupuntura tradicional: A Arte de inserir. Roca, São Paulo, Brasil, 2004.
ACHOUR JUNIOR, Abdallah. Exercícios de alongamento: Anatomia e fisiologia. Manole, Barueri, 2002.
CHAGAS MH. BHERING EL. Nova Proposta de avaliação da flexibilidade. Rev. Bras. Educ. Fís. Esp, São Paulo. 18 (3): 239-248, 2004.
MACIOCIA, G. Canais de Acupuntura: Uso Clínico dos Canais Secundários e Oito Vasos Extraordinários. Roca, São Paulo, 2008.
MACIOCIA, G. Diagnóstico na Medicina Chinesa: Um guia geral. Roca, São Paulo, 2006.
POLATO, D. ALVES, R.B. SILVA, A.B. OLIVEIRA, L.F. VIEIRA, T.M.M. A Eficiência do ponto de Yamamoto no teste de sentar e alcançar. Rio de Janeiro.
HECHER, H.U. STEVELING, A. PEUKER, E.T., KASTENER, J. Prática de acupuntura. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007.


Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira1
1.Trabalho de conclusão do curso de
 Especialização em Acupuntura Sistêmica
 escola CREAT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para