Pular para o conteúdo principal

15 de junho dia de combate à violência contra a pessoa idosa


A violência

Embora a violência entre pessoas e grupos tenha sido sempre presente na história da humanidade, somente a partir do seu vertiginoso crescimento, nas últimas décadas e as decorrentes conseqüências, passou a constituir um novo desafio para a sociedade contemporânea e também para a saúde, pois devido ao número de vítimas e a magnitude de sequelas que a violência produz pode ser considerado um grande problema de saúde pública.
Com o crescente aumento da população idosa, observado em todo o mundo, a violência a este grupo também existe, apesar de enfrentar dificuldades de constatação, pelos constrangimentos que geram, tanto nas casas dos idosos, como nas instituições de abrigo.  
A OMS em 2001 se posicionou em relação aos abusos cometidos aos idosos e adotou uma proposta adotada anteriormente pela INPEA (International Network for the prevention of elder abuses) : “Abusos em idosos constituem uma ação única ou repetida, ou ainda a ausência de uma ação devida, que causa dano, sofrimento ou angústia em uma relação onde haja expectativa de confiança”.

Como a violência contra idoso se manifesta?

Abuso, maltrato ou violência física - uso da força física para compelir o idoso a fazer o que não deseja, feri-lo, provocar-lhe dor, incapacidade ou  morte.
Abuso ou violência sexual - ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional que utilizam pessoas idosas visando a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças. 
Abandono - ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a um idoso que necessite de proteção.
Negligênciarecusa ou omissão de cuidados  necessários ao idoso, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Freqüentemente se associa a outras formas de violência que geram lesões e traumas para a pessoa idosa, sobretudo aquela em situação de dependência ou incapacidade.
Abuso financeiro e econômico – exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.
Auto-negligência – diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma. 
Abuso, maltrato ou violência psicológica são agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir sua liberdade ou isolá-lo do convívio social.

A Violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos.
Há várias formas de resolver.
Todas elas começam pelo rompimento do silêncio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para