Pular para o conteúdo principal

O Pilates e a saúde dos vestibulandos.

O último ano do ensino médio vem acompanhado da grande dúvida: o que eu vou fazer? Qual faculdade eu devo cursar? Tudo isso somado a cobranças pessoais e familiares. É sem dúvida um período de grande estresse.  E para vencer esta etapa soma-se uma jornada de várias horas diárias de estudo, com grande acúmulo de atividades. É preciso decorar fórmulas, revisar livros, fazer redações. Enfim, às vezes parece que precisaríamos de mais horas por dia. Tudo isso tendo que ser conciliado com a vida social, com a família, os amigos, a namorada. Tanta dedicação faz a maioria dos alunos se esquecer do cuidado com a saúde. É muito comum nesta fase surgirem sintomas como a ansiedade, o nervosismo, fadiga, dores pelo corpo, dores de cabeça e até distúrbios gastrintestinais, como gastrite e a diarreia.

Sendo assim, é necessário alguns cuidados importantes:

Cuidados posturais: Na hora de estudar é preciso escolher um local calmo e confortável. E estar atento à postura. A dica é sentar-se adequadamente, na parte posterior do assento, sobre os ísquios, utilizar o encosto da cadeira para apoiar as costas, o pé deve estar apoiado, numa superfície estável (vale colocar algumas apostilas no chão para apoiá-lo).

Intervalos de descanso: Parar um pequeno período de tempo, a cada hora de estudo, é uma alternativa que promove o relaxamento, tanto físico, como mental. Neste espaço de tempo o estudante pode aproveitar para levantar-se, espreguiçar-se e até realizar alongamentos musculares.

Trabalho respiratório: Para a realização destes exercícios é preciso apenas respirar de maneira calma e profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca, procurando também relaxar toda a musculatura das costas, do pescoço, face, pernas e braços. Esta atividade gera uma sensação de bem estar e tranquilidade, relaxa tanto a mente como o corpo. E ainda melhora a oxigenação do cérebro, peça fundamental na hora do estudo.

Uma ferramenta importante para conseguir por em prática todas estas dicas e melhorar a consciência corporal e a qualidade de vida nesta fase é o Pilates. O Pilates está entre as atividades mais completas, através de exercícios de alongamento e fortalecimento associados à respiração, há uma melhora da postura que tem em sua base o trabalho postural, o controle respiratório, com o comando do que chamamos de powerhouse (centro de força). O vestibulando que pratica Pilates vai apresentar uma maior resistência física para suportar as horas contínuas de estudo.

É preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer, por isso aproveite as dicas! 
E Boa sorte!
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta

Crefito 3/49373-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para