Pular para o conteúdo principal

Nesta Copa do Mundo a prevenção de quedas está em alta.

Em 24 de junho é celebrado o ‘Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos’; data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Copa do mundo também pode ser uma oportunidade de trabalhar a prevenção de quedas, afinal, as quedas tem sido um assunto recorrente. O Neymar vem sendo duramente criticado pela mídia devido ao grande número de quedas durante as partidas, ele é sem dúvida o grande protagonista desta história, mas temos alguns coadjuvantes como o técnico da seleção brasileira que caiu durante a comemoração do gol. Polêmicas a parte, as quedas devem ser analisadas com cuidado, principalmente na Terceira idade.
Sendo assim, o Programa Agita Ribeirão Bonito, utilizou o tema Copa do Mundo para enfatizar a prevenção de quedas. 
O envelhecimento é, naturalmente, responsável pela perda de algumas importantes capacidades funcionais, como o equilíbrio, a força muscular e a resistência. Se somarmos a esta perda o sedentarismo teremos uma grande chance de quedas. A probabilidade de uma queda aumenta com o avançar da idade. Aproximadamente 30% das pessoas de 60 anos ou mais, caem pelo menos uma vez por ano. As quedas em idosos correspondem a quase metade das hospitalizações devido a traumas.
Algumas causas de quedas:
diminuição da força muscular
comprometimento da marcha e equilíbrio
uso de várias medicações ou psicotrópicos
deficiência visual
depressão
dor
tonturas/ alteração do equilíbrio
incontinência urinária
comprometimento cognitivo
artrite
diabetes
quedas de pressão
As quedas em idosos têm como consequências, além de possíveis fraturas e do risco de morte, o medo de cair, a restrição de atividades, o declínio na saúde e o aumento do risco de institucionalização
Se com o envelhecimento existem perdas com a atividade física existem ganhos.
Algumas medidas simples podem ter um efeito preventivo muito satisfatório. A atividade física é uma delas, já que promove vários benefícios a saúde como: o ganho de força muscular, a melhora do equilíbrio e da marcha, aumento da flexibilidade, consciência corporal, melhora da amplitude do movimento e melhora da coordenação.
O ideal é que atividade física escolhida tenha a supervisão de um profissional e se estabeleça um protocolo voltado especificamente para estes idosos, respeitando o ritmo e as necessidades de cada um, permitindo que eles melhorem suas habilidades físicas e mentais, contribuindo para prevenção de quedas.
Enfim, neste clima de Copa do Mundo as quedas só são interessantes quando acontecem na grande área e tendo resultado um pênalti a nosso favor, caso contrário é preciso torcer para não cair. Vamos prevenir e força Brasil.

Natalia Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para