Pular para o conteúdo principal

Shantala um estímulo para o seu bebê

“Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
(LEBOYER)

A Shantala foi divulgada pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, nos anos 1970. É uma técnica de massagem indiana.
...
Benefícios da shantala:
• A regulação das funções fisiológicas digestivas e respiratórias, o que contribui para evitar a manifestação de cólicas, prisão de ventre e dor de barriga, e para favorecer a digestão;
• O desenvolvimento da propriocepção, ou seja, a consciência do próprio corpo;
• O ganho de peso para o bebê;
• Auxilia o sono tranquilo;
• Favorece a troca afetiva entre pais e filhos;
• Estimula o sorriso e a interação.

Cuidados preliminares:
• Comecem a aplicar a massagem somente depois do primeiro mês após o parto.
• O bebê não deve sentir frio em nenhum momento da massagem.
• Nunca acorde o bebê para massageá-lo.
• O bebê não pode estar com febre, desinteria, infecções;
• O bebê não deve estar com fome e nem com o estômago cheio. Encontrem um horário entre as mamadas.
• Usem somente óleo natural para lubrificar as mãos (amêndoas, camomila, calêndula, semente de uva, gergelim…). Em dias frios aqueçam o óleo em banho-maria ou deixem-no perto do aquecedor.
• Mantenham as unhas aparadas e não usem relógio, pulseiras e anéis durante a massagem.

Preparando o ambiente para realização da Shantala
* Ambiente Aquecido e confortável, sem ruídos;
* Uma fralda seca para remover o excesso do produto, se necessário;
* A mãe ou o terapeuta devem estar posicionados de maneira confortável;
* Deixem a banheira e a água preparadas para o banho de relaxamento que encerra a massagem.

Iniciando a massagem
Antes de iniciar a massagem acalme o bebe, ele tem que estar tranquilo, e sem chorar. Só assim aproveita todas as vantagens do método. Certifique-se de que a criança já mamou há certo tempo e não está com fome.
O número de repetições é bem variável, o ideal é fazer cada um deles por três ou quatro vezes e aumentar esse número gradativamente, com, no máximo, 10 repetições, seguindo a aceitação do bebê. É fundamental que a criança goste da massagem. Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas e deite o bebê sobre elas. Aqueça suas mãos em água morna ou esfregando uma mão na outra, para que as palmas fiquem aquecidas.

Shantala passo a passo:
1- A massagem pode ser iniciada no rosto. É dispensado o uso do óleo. Os movimentos se iniciam circulando a área ao redor dos olhos, depois escorregando pela lateral do nariz e os movimentos finais na face são ao redor de todo o rosto.
Para dar sequencia a massagem o ideal é untar as mãos com um pouco de óleo, de preferência vegetal.
2 - Faça um triângulo com as mãos e leve até a altura do peito do bebê (sem tocá-lo com a distância de um palmo). Separe as mãos e vá contornando todo o corpinho da criança, sem tocá-la, e expire. A cada contorno terminado, chacoalhe as mãos (como se elas estivessem molhadas e você quisesse eliminar o excesso de água). Repita o procedimento por três vezes, mantendo a respiração.
3- Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê).
4- Com as mãos bem relaxadas e os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize, horizontalmente, a mão esquerda até a axila de mesmo lado. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita.
5- Novamente, comece o movimento no centro do peito do bebê e, dessa vez, termine em cada um dos ombros dele.
6- Começando o movimento pelo centro do peito da criança, suba uma mão de cada vez (formando um X), até o final do ombro. Deixe seus dedos chegarem embaixo da orelha dele.
7- Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade o movimento funciona como se o bracinho do bebê fosse uma corda, que você puxa para escalar uma parede.
8- Faça um movimento de rosca (uma torsão suave) com as duas mãos, iniciando pelo ombro e descendo até o pulso do bebê.
9- Apoie a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu polegar da outra para massagear a mãozinha dele, partindo do pulso e chegando até a ponta dos dedinhos.
10- Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê.
11- Aperte delicadamente os dedinhos do bebê, um a um, começando pelo polegar.
12- Faça um movimento com as suas mãos em concha, da base das costelas até o começo dos genitais dele. Essa técnica é ótima para aliviar as dores da cólica. Se as dores forem muito fortes, intensifique o movimento.
13- Segure as perninhas para o alto e, com o ante-braço, continue massageando a região abdominal. Repita o mesmo movimento com as mãos.
14- Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o tornozelo do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento.
15- Apoie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar, massageando a sola do pezinho.
16- Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por todo o pé do bebê, tanto a sola como o peito.
17- Aperte delicadamente os dedinhos do pé do bebê, um a um, começando pelo polegar.
18- Para encerrar mudamos a posição do bebê e iniciamos manobras de deslizamento nas costas até as nádegas e depois seguindo para os calcanhares.
19-Desperte o bebê com uma tapotagem ( movimentos suaves de percussão).
20- Agora é só ir para o banho...

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para