Você tem observado o desenvolvimento do seu bebê?
O desenvolvimento motor dos bebês seguem margens de normalidades esperadas a cada fase, podendo variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer.
O desenvolvimento motor irá depender da boa saúde global do bebê que é obtido através do aleitamento materno, controle de infecções e doenças com a ajuda das vacinas, o cuidado da própria mãe e o estímulo saudável do meio ambiente.
Marcos do desenvolvimento motor do bebê que devem ser observados .
O primeiro marco do desenvolvimento motor que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente.
Sinais de alerta para o atraso no desenvolvimento motor da criança.
É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas. Outros sinais que podemos observar é se a criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito “rigidos”.
Para qualquer tipo de estagnação, é preciso conversar imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar.
Dicas para estimular o seu bebê
Com atitudes simples e práticas diárias, é possível estimular as crianças em casa de acordo com sua faixa etária. São brincadeiras e hábitos que podem auxiliar seu filho.
- Na hora do banho: o banho envolve a retirar a roupa, entrar na água, lavar, secar e vestir outra roupa. Em tais situações, é possível estimular o bebê com movimentos de pressão sobre braços e pernas, movimentos circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas costas, que lhe permitem sentir as partes de seu corpo. Tente reservar os últimos minutos do banho para que o bebê se mexa livremente dentro da água.
- Experiências do dia-a-dia: diferentes formas, sons, cores e texturas - Qualquer coisa pode ser um estímulo conveniente para a criança: música, conversa ou o próprio movimento da casa. Porém, não é interessante fornecer muitos estímulos ao mesmo tempo. Por exemplo, muitos brinquedos, rádio e televisão ligados, outras crianças brincando. O excesso de estímulos pode confundir a criança, que não conseguirá concentrar-se em um deles e não perceberá alterações que ocorram no ambiente.
- Na hora da brincadeira: os brinquedos são muito importantes para o processo de aprendizagem das crianças. Os brinquedos estimulam visão, audição, tato e olfato. Devem ter cores, formas, tamanhos, sons e materiais diferentes.Os brinquedos não precisam ser caros, podem ser simples, como potes e argolas coloridas.De 0 a 2 anos a ideia é explorar a percepção visual dos bebês. Uma boa ideia é pendurar pequenos brinquedos leves em cima do berço. Você pode até comprar ou fazer um móbile, com papéis coloridos e recortados em formas diferentes. Sempre que estiver próxima ao berço, sopre ou balance as figuras do móbile com sua mão, para chamar a atenção do bebê. Estimule e ajude até a idade em que ele consiga alcançar o brinquedo.
Fique atento ao desenvolvimento do seu bebê!
Natalia de Freitas G. Ferreira
Fisioterapeuta- crefito3/49373-F
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