A
questão do brincar é tão importante, que um dos princípios da Declaração
Universal dos Direitos da Criança diz que:
“Toda
criança têm direito à alimentação, habitação,
recreação e assistência médica!”
Os
brinquedos são muito importantes para o processo de aprendizagem das crianças.
Os
brinquedos estimulam visão, audição, tato e olfato.
Devem
ter cores, formas, tamanhos, sons e materiais diferentes.
Os
brinquedos não precisam ser caros, podem ser simples, como potes e argolas
coloridas.
Ressalta-se
que o brinquedo a ser utilizado pela criança deficiente, não é diferente de um
brinquedo utilizado por qualquer outra criança.
Os brinquedos não são especiais, mas o momento
de seleção deles é de extrema importância. Para cada fase do desenvolvimento
podemos selecionar um brinquedo mais adequado, pensando na forma de apresentar,
oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança,
avaliando o que poderá lhe proporcionar.
De
0 a 2 anos a ideia é explorar a percepção visual dos bebês. Uma boa ideia é
pendurar pequenos brinquedos leves em cima do berço. Você pode até comprar ou
fazer um móbile, com papéis coloridos e recortados em formas diferentes. Sempre
que estiver próxima ao berço, sopre ou balance as figuras do móbile com sua
mão, para chamar a atenção do bebê. Estimule e ajude até a idade em que ele
consiga alcançar o brinquedo.
Brinquedos
que produzem barulhos também são interessantes nesta fase estimulando assim a
percepção auditiva do bebê.
Conforme
o bebê busca o barulho ou o movimento do móbile ou brinquedo ele se movimenta
exercitando assim os músculos dos olhos, pescoço e cabeça, depois as mãos no
intuito de querer pegar o brinquedo.
A partir dessa fase é interessante também a brincadeira de esconde-esconde podendo utilizar brinquedos, objetos, rosto, corpo. A brincadeira de esconde-esconde, desenvolvida mais tarde, aguça também a inteligência da criança, ela vai adquirindo noções de espaço, tamanho, distancia etc.
A
partir de 1 ano o bebê pode se favorecer com brinquedos de encaixe. Nessa fase
a criança sente satisfação em colocar e tirar objetos de dentro de caixas, isso
estimula a coordenação óculo-manual.
Não
se esqueça: Ajude o seu bebê aprender brincando!
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-F