Todas as
crianças aprendem muito nos primeiros anos de vida,
e todas elas, a seu ritmo.
O texto
abaixo mostra como, com atitudes simples e práticas diárias, é possível
estimular as crianças em casa de acordo com sua faixa etária. São brincadeiras
e hábitos que podem auxiliar seu filho.
Na hora do banho
O banho
envolve a retirar a roupa, entrar na água, lavar, secar e vestir outra roupa.
Em tais situações, é possível estimular o bebê com movimentos de pressão sobre
braços e pernas, movimentos circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas
costas, que lhe permitem sentir as partes de seu corpo. Tente reservar os
últimos minutos do banho para que o bebê se mexa livremente dentro da água.
Na hora de vestir
Dê
preferência para roupas com abertura frontal, ou nos ombros, e que passem facilmente
pela cabeça do bebê, para evitar movimentos bruscos.
Experiências do dia-a-dia
Diferentes
formas, sons, cores e texturas - Qualquer coisa pode ser um estímulo conveniente
para a criança: brinquedos coloridos, música, conversa ou o próprio movimento
da casa. Porém, não é interessante fornecer muitos estímulos ao mesmo tempo.
Por exemplo, muitos brinquedos, rádio e televisão ligados, outras crianças
brincando. O excesso de estímulos pode confundir a criança, que não conseguirá
concentrar-se em um deles e não perceberá alterações que ocorram no ambiente.
Veja exemplos de estímulos sensoriais:
-
Pendurar um mobile, feito com formas grandes, tecidos coloridos e diferentes
texturas, a uma altura de 30 cm da criança deitada, no berço.
- Deixar
a criança viver diferentes experiências sensoriais usando objetos do dia a dia,
como cascas de frutas, esponjas com diferentes texturas, deixar que o bebê
sinta no corpo sensações de diferentes materiais.
-
Aproximar o rosto da mãe do rosto do bebê. O rosto apresenta várias formas e
cores, e o bebê vai acompanhar e notar as mudanças, como um batom, por exemplo.
- Expor a
criança a estímulos diferenciados. Mostrar coisas que ela não conhece, como por
exemplo, levá-la a um jardim e deixar que brinque na grama, com flores e
troncos de árvores.
-
Oferecer à criança brinquedos coloridos e de diferentes texturas,
deixar que ela os manuseie.
(bebe manuseando brinquedo)
Carregando o bebê
É
importante que seu bebê seja carregado no colo ora do lado direito, ora do lado
esquerdo, para que receba informações dos dois lados. A cabeça deve ficar bem
apoiada enquanto o bebê não conseguir sustentá-la, sendo mantida alinhada com o
corpo. Os braços devem ficar livres e as pernas, fechadas. Quando o bebê
conseguir sustentar sua cabeça, é possível carregá-lo “em cadeirinha”, para que
ele possa olhar de frente o ambiente que o cerca. Evite carregar seu bebê com
as pernas abraçadas ao seu corpo e também não use o canguru, já que isso
manterá uma abertura exagerada das pernas dele.
Posicionando o bebê para
estimulá-lo
O bebê receberá mais estímulos se o mudarmos
de posição diversas vezes durante o dia, enquanto estiver acordado. Cada
posição, de bruços ou de lado, fará com que ele perceba partes diferentes de
seu corpo e o relacione com o ambiente. A mudança de local onde o bebê fica
também ajuda a estimulação, de modo que é bom deixá-lo um pouco em vários
lugares da casa. Para começar, o bebê pode ser colocado de bruços, com suportes
laterais ou sob o tronco, a um ângulo de aproximadamente 30 graus, para ser
estimulado.
(bebe de bruços sobre a coxa)
A
elevação do corpo também poderá ser aumentada gradualmente (para 45 graus e 60
graus), conforme o bebê vá ficando mais durinho e adquirindo melhor controle da
cabeça e do tronco. Esta posição exercita o controle da cabeça, mas não deve
nunca ser usada durante o sono. Você também pode deitar o bebê de costas, a um
ângulo de 30 graus, com apoios laterais ou sob o quadril, ou colocá-lo no bebê
conforto. Ele pode ainda ser colocado de lado, também a um ângulo de 30 graus,
ora do lado direito, ora do lado esquerdo, para que os dois lados sejam
estimulados, usando apoios em toda a extensão da cabeça, tronco e sob o
quadril. Essa postura ajuda na descoberta das mãos, que podem ser trazidas para
a frente, para brincar.
·
Estimulando a posição de bruços - A posição de bruços, com suporte de um rolo (de
toalha, por exemplo), sob o tronco, ajuda a exercitar o controle da cabeça.
Assim que o bebê conseguir sustentar melhor a cabeça e o tronco, não há mais
necessidade de suporte. Use brinquedos que chamem a atenção da criança para que
ela tente alcançá-los, ora apoiando-se em um braço, ora em outro.
(posição de bruços com suporte de um rolo)
·
Estimulando o rolar - O rolar de bruços para ficar de costas e
vice-versa pode ser estimulado colocando a criança em uma das posições (bruços
ou costas) e usando brinquedos para que ela seja estimulada a se virar. Os pais
podem ajudar no movimento, empurrando de leve a criança até o meio do caminho
(até que ela fique de lado), deixando que o bebê termine o movimento sozinho.
·
Estimulando o sentar - Sentado, o bebê fica com os braços livres para
explorar. Inicialmente, ele pode ser colocado em um bebê conforto com os
suportes de rolo adequados no tronco e no quadril, de modo que fique
aconchegado, para que depois ele permaneça sozinho na postura. Ofereça
brinquedos tanto na altura do olhar da criança, como abaixo e acima, e mais
distantes, para estimular o bebê a movimentar seu corpo e melhorar seu
equilíbrio. É importante que o bebê se interesse pelos brinquedos, para que se
mantenha nessa postura.
O sentar sem ajuda exige paciência, já que nem
sempre a criança consegue realizar o movimento da maneira adequada. O ideal
para a criança se sentar, quando está deitada de costas ou bruços, é que ela
role para a lateral, se apoie nos braços e eleve o corpo, até chegar à posição.
Enquanto ela não conseguir passar por todas as etapas sozinha, os pais podem
oferecer ajuda com as mãos, bem como apoiando o quadril.
(uso de brinquedos para estimular posição sentada)
·
Estimulando o arrastar – O bebê começa se arrastando para
trás, com a ajuda dos braços, e depois para a frente. Essa mobilidade
ajuda o bebê a explorar mais o ambiente, enquanto não consegue engatinhar ou
andar. Quando a criança estiver se arrastando para trás, podemos colocar as
mãos sob seus pés para que ela sinta o apoio e consiga se mover para a frente.
Aprendendo com brincadeiras
A
brincadeira é a primeira, e talvez a mais importante forma, de ajudar seu filho
a aprender.
Todas as crianças aprendem brincando e explorando.
Torne-se o companheiro de brincadeiras de seu bebê e mostre a ele como brincar com seus brinquedos. Mostre o que um brinquedo faz, como ele faz barulho, como se move, como encaixar e desencaixar, como esconder e encontrar um brinquedo. Ao mostrar a seu filho como fazer coisas mais interessantes com seus brinquedos, você pode evitar que ele repita sempre os mesmos movimentos e brincadeiras. Brinque da mesma coisa que seu filho, para que ele tenha você como modelo. Às vezes, vale a pena ter dois brinquedos, para que vocês dois possam sacudir um chocalho ou rolar uma bola, por exemplo.
Torne-se o companheiro de brincadeiras de seu bebê e mostre a ele como brincar com seus brinquedos. Mostre o que um brinquedo faz, como ele faz barulho, como se move, como encaixar e desencaixar, como esconder e encontrar um brinquedo. Ao mostrar a seu filho como fazer coisas mais interessantes com seus brinquedos, você pode evitar que ele repita sempre os mesmos movimentos e brincadeiras. Brinque da mesma coisa que seu filho, para que ele tenha você como modelo. Às vezes, vale a pena ter dois brinquedos, para que vocês dois possam sacudir um chocalho ou rolar uma bola, por exemplo.
Você também pode:
(Posicionar brinquedos ao lado do bebê para estimular a lateralidade, reação de
apoio e descarga de peso nos braços)
(Colocar
brinquedos a uma certa distância, para estimular a criança a pegá-los)
Fonte:
Síndrome de Down: estimulação precoce – 0 a 6 meses
– editado e distribuído gratuitamente por Projeto Down (www.sosdown.com.br)