Pular para o conteúdo principal

Dicas da fisioterapia para estimular o seu bebe


Todas as crianças aprendem muito nos primeiros anos de vida,
 e todas elas, a seu ritmo. 
 O texto abaixo mostra como, com atitudes simples e práticas diárias, é possível estimular as crianças em casa de acordo com sua faixa etária. São brincadeiras e hábitos que podem auxiliar seu filho.


Na hora do banho

O banho envolve a retirar a roupa, entrar na água, lavar, secar e vestir outra roupa. Em tais situações, é possível estimular o bebê com movimentos de pressão sobre braços e pernas, movimentos circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas costas, que lhe permitem sentir as partes de seu corpo. Tente reservar os últimos minutos do banho para que o bebê se mexa livremente dentro da água.



Na hora de vestir

Dê preferência para roupas com abertura frontal, ou nos ombros, e que passem facilmente pela cabeça do bebê, para evitar movimentos bruscos.

Experiências do dia-a-dia

Diferentes formas, sons, cores e texturas - Qualquer coisa pode ser um estímulo conveniente para a criança: brinquedos coloridos, música, conversa ou o próprio movimento da casa. Porém, não é interessante fornecer muitos estímulos ao mesmo tempo. Por exemplo, muitos brinquedos, rádio e televisão ligados, outras crianças brincando. O excesso de estímulos pode confundir a criança, que não conseguirá concentrar-se em um deles e não perceberá alterações que ocorram no ambiente. 

Veja exemplos de estímulos sensoriais:

- Pendurar um mobile, feito com formas grandes, tecidos coloridos e diferentes texturas, a uma altura de 30 cm da criança deitada, no berço.

- Deixar a criança viver diferentes experiências sensoriais usando objetos do dia a dia, como cascas de frutas, esponjas com diferentes texturas, deixar que o bebê sinta no corpo sensações de diferentes materiais.

- Aproximar o rosto da mãe do rosto do bebê. O rosto apresenta várias formas e cores, e o bebê vai acompanhar e notar as mudanças, como um batom, por exemplo.

- Expor a criança a estímulos diferenciados. Mostrar coisas que ela não conhece, como por exemplo, levá-la a um jardim e deixar que brinque na grama, com flores e troncos de árvores.

- Oferecer à criança brinquedos coloridos e de diferentes texturas, deixar que ela os manuseie.
(bebe manuseando brinquedo)


Carregando o bebê

É importante que seu bebê seja carregado no colo ora do lado direito, ora do lado esquerdo, para que receba informações dos dois lados. A cabeça deve ficar bem apoiada enquanto o bebê não conseguir sustentá-la, sendo mantida alinhada com o corpo. Os braços devem ficar livres e as pernas, fechadas. Quando o bebê conseguir sustentar sua cabeça, é possível carregá-lo “em cadeirinha”, para que ele possa olhar de frente o ambiente que o cerca. Evite carregar seu bebê com as pernas abraçadas ao seu corpo e também não use o canguru, já que isso manterá uma abertura exagerada das pernas dele.


Posicionando o bebê para estimulá-lo

 O bebê receberá mais estímulos se o mudarmos de posição diversas vezes durante o dia, enquanto estiver acordado. Cada posição, de bruços ou de lado, fará com que ele perceba partes diferentes de seu corpo e o relacione com o ambiente. A mudança de local onde o bebê fica também ajuda a estimulação, de modo que é bom deixá-lo um pouco em vários lugares da casa. Para começar, o bebê pode ser colocado de bruços, com suportes laterais ou sob o tronco, a um ângulo de aproximadamente 30 graus, para ser estimulado.

 (bebe de bruços sobre a coxa)


A elevação do corpo também poderá ser aumentada gradualmente (para 45 graus e 60 graus), conforme o bebê vá ficando mais durinho e adquirindo melhor controle da cabeça e do tronco. Esta posição exercita o controle da cabeça, mas não deve nunca ser usada durante o sono. Você também pode deitar o bebê de costas, a um ângulo de 30 graus, com apoios laterais ou sob o quadril, ou colocá-lo no bebê conforto. Ele pode ainda ser colocado de lado, também a um ângulo de 30 graus, ora do lado direito, ora do lado esquerdo, para que os dois lados sejam estimulados, usando apoios em toda a extensão da cabeça, tronco e sob o quadril. Essa postura ajuda na descoberta das mãos, que podem ser trazidas para a frente, para brincar.



·        Estimulando a posição de bruços - A posição de bruços, com suporte de um rolo (de toalha, por exemplo), sob o tronco, ajuda a exercitar o controle da cabeça. Assim que o bebê conseguir sustentar melhor a cabeça e o tronco, não há mais necessidade de suporte. Use brinquedos que chamem a atenção da criança para que ela tente alcançá-los, ora apoiando-se em um braço, ora em outro.
(posição de bruços com suporte de um rolo)

·        Estimulando o rolar - O rolar de bruços para ficar de costas e vice-versa pode ser estimulado colocando a criança em uma das posições (bruços ou costas) e usando brinquedos para que ela seja estimulada a se virar. Os pais podem ajudar no movimento, empurrando de leve a criança até o meio do caminho (até que ela fique de lado), deixando que o bebê termine o movimento sozinho.


·        Estimulando o sentar - Sentado, o bebê fica com os braços livres para explorar. Inicialmente, ele pode ser colocado em um bebê conforto com os suportes de rolo adequados no tronco e no quadril, de modo que fique aconchegado, para que depois ele permaneça sozinho na postura. Ofereça brinquedos tanto na altura do olhar da criança, como abaixo e acima, e mais distantes, para estimular o bebê a movimentar seu corpo e melhorar seu equilíbrio. É importante que o bebê se interesse pelos brinquedos, para que se mantenha nessa postura.

O sentar sem ajuda exige paciência, já que nem sempre a criança consegue realizar o movimento da maneira adequada. O ideal para a criança se sentar, quando está deitada de costas ou bruços, é que ela role para a lateral, se apoie nos braços e eleve o corpo, até chegar à posição. Enquanto ela não conseguir passar por todas as etapas sozinha, os pais podem oferecer ajuda com as mãos, bem como apoiando o quadril.
 (uso de brinquedos para estimular posição sentada)


·        Estimulando o arrastar – O bebê começa se arrastando para trás, com a ajuda dos braços, e depois para a frente. Essa mobilidade ajuda o bebê a explorar mais o ambiente, enquanto não consegue engatinhar ou andar. Quando a criança estiver se arrastando para trás, podemos colocar as mãos sob seus pés para que ela sinta o apoio e consiga se mover para a frente.

  
Aprendendo com brincadeiras

A brincadeira é a primeira, e talvez a mais importante forma, de ajudar seu filho a aprender. 
Todas as crianças aprendem brincando e explorando. 
Torne-se o companheiro de brincadeiras de seu bebê e mostre a ele como brincar com seus brinquedos. Mostre o que um brinquedo faz, como ele faz barulho, como se move, como encaixar e desencaixar, como esconder e encontrar um brinquedo. Ao mostrar a seu filho como fazer coisas mais interessantes com seus brinquedos, você pode evitar que ele repita sempre os mesmos movimentos e brincadeiras. Brinque da mesma coisa que seu filho, para que ele tenha você como modelo. Às vezes, vale a pena ter dois brinquedos, para que vocês dois possam sacudir um chocalho ou rolar uma bola, por exemplo. 

Você também pode:


(Posicionar brinquedos ao lado do bebê para estimular a lateralidade, reação de apoio e descarga de peso nos braços)

   (Colocar brinquedos a uma certa distância, para estimular a criança a pegá-los)





Fonte:


Síndrome de Down: estimulação precoce – 0 a 6 meses – editado e distribuído gratuitamente por Projeto Down (www.sosdown.com.br)

http://www.movimentodown.org.br/saude/dicas-para-fazer-em-casa/#sthash.Yf5z4000.dpuf


 

Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para