Pular para o conteúdo principal

Cuide de sua Postura: você irá se sentir melhor



Cuide de sua postura: esse cuidado deve se iniciar cedo!

No dia-a-dia da fisioterapia tratar a coluna é um grande desafio. Muito se fala sobre dores na coluna, como prevenir, que é preciso ter cuidados com a postura. Mas, na maioria das vezes, esta atenção só surge quando aparecem as dores, já na vida adulta. É preciso saber que, o cuidado com a coluna deve se iniciar bem antes, ainda na infância e adolescência, pois, nesta fase, já podemos identificar desvios e podemos prevenir os danos da má postura causados na nossa coluna.

Durante o crescimento existe uma grande variação fisiológica na postura e na mobilidade da coluna vertebral. A maioria das alterações posturais tem sua origem na infância, uma vez que as estruturas anatômicas do corpo das crianças se encontram em período de acomodação, a mobilidade da coluna é extrema e a postura se adapta as atividades desenvolvidas.

A grande parte dos desvios posturais na criança em crescimento é classificado como “desvio de desenvolvimento”. Quanto mais esses desvios se tornam habituais, mais chance tem do desvio se tornar uma alteração postural patológica.  Exemplos de alterações posturais patológicas são: a hipercifose, a hiperlordose e a escoliose, que serão detalhados a seguir, para permitir um melhor entendimento e uma melhor observação da postura das crianças e dos adolescentes.

Na hipercifose, ocorre um aumento da curvatura torácica da coluna (uma grande curvatura lembra uma corcunda). A hiperlordose é um aumento da curvatura lombar da coluna. A escoliose é uma deformidade onde ocorre o desvio lateral da coluna, sendo a alteração mais preocupante, pois em casos mais severos pode apresentar rotações e alterações anatômicas das vértebras.

Assim, é importante que os pais e educadores fiquem atentos a postura de crianças e adolescentes, procurando observar alguma alteração no alinhamento do corpo. De uma maneira simples, o que deve ser observado é que ao ficar em pé as crianças devem ter os ombros alinhados e soltos e a cabeça deve estar reta, os pés devem estar bem apoiados no chão e afastados na largura dos ombros. O bumbum não deve estar empinado para trás, nem a barriga deslocada para frente.

Quanto maior for à atenção, mais cedo será detectada alguma alteração e permitirá que estes jovens sejam encaminhados para uma avaliação postural e se necessário tratamento, que na fisioterapia consiste em exercícios terapêuticos e alongamentos. É importante também a educação desses jovens, para que eles entendam a importância dos cuidados com a postura e cultivem hábitos posturais saudáveis desde a infância.


A atenção à postura pode ser feita inicialmente avaliando a maneira que dormimos.
A maioria das pessoas gosta de dormir de barriga para baixo, com o pescoço virado para um lado, braços e pernas espalhados pela cama. Esta até pode ser uma posição confortável, mas pense na postura, no alinhamento de sua coluna? A sua coluna estará, em média, 8 horas toda torta, desalinhada.
Se cuidarmos da posição do nosso corpo enquanto dormimos, podemos estar prevenindo o surgimento de muitos problemas. A hora de dormir é um momento importante para a saúde da coluna vertebral, pois é durante a noite, enquanto estamos deitados, que ocorre a hidratação dos discos intervertebrais, ou seja, eles recebem de volta a água que perderam durante as atividades do dia. Para que esta hidratação seja realizada de maneira uniforme a coluna deve estar bem alinhada. Sendo assim, segue abaixo algumas dicas:


* A escolha do travesseiro: Muitas pessoas usam travesseiros baixos, outras se apoiam em muitos travesseiros curvando excessivamente o pescoço. O travesseiro indicado para se evitar alterações na coluna cervical (pescoço) é aquele que deixará o pescoço neutro, nem elevado demais nem baixo demais. 


* A escolha do colchão: O colchão não deve ser duro demais nem mole demais. O colchão ortopédico é o que, na maioria das vezes, se adapta melhor as pessoas. A densidade indicada gira em torno de 33, podendo aumentar quando se trata de pessoas muito grandes e pesadas. Evite colchões que não deixam a coluna reta, como os de água. 


* A escolha da Postura de dormir: A postura adequada é aquela que leva em consideração o bom alinhamento da coluna.

- Dormir de barriga para baixo: Esta posição deve ser evitada, devido a rotação exagerada da coluna cervical e aumento da lordose lombar.

- Dormir de barriga para cima: Esta posição é bastante indicada, sendo que os braços devem estar ao longo do corpo, nunca elevados. A escolha do travesseiro é importante, não podendo ser nem muito alto e nem muito baixo, para manter a curvatura cervical. Outra sugestão é colocar uma pequena almofada embaixo dos joelhos para manter a curva lombar.

- Dormir de lado: Esta posição é bastante confortável e indicada para saúde de nossa coluna.  A escolha do travesseiro também é importante, ele deve ter a distância da altura entre seu ombro e pescoço para que não haja inclinação da coluna cervical, isto é, o pescoço deve ficar em posição neutra. Outra atenção que devemos ter para dormir nessa posição é utilizar um travesseiro entre as pernas, para que não haja rotação do seu quadril e da coluna lombar.


Lembrem que passamos 1/3 de nossas vidas dormindo. Então insista em dormir corretamente, nem que para isso seja necessário um pouco de esforço e persistência.

Natalia Guerreiro Ferreira

Fisioterapeuta crefito 3/49373-F



Postagens mais visitadas deste blog

Fascite Plantar

A FÁSCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. O QUE É A FASCITE PLANTAR? A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia. O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo

A reflexologia podal uma técnica milenar de tratamento na planta dos pés.

A reflexologia é a aplicação de pressão em áreas do corpo como os pés, mãos, o nariz, crânio e orelhas, com o objetivo de tratar. É uma técnica milenar, suas origens não são precisas, mas cogita-se em torno de 3.000 a.C, na China, quase na mesma época da acupuntura. Posteriormente foi encontrado registros gráficos desta prática de pressão no Egito, aproximadamente 2.330 a.C. Atualmente vários profissionais fazem uso desta técnica como fisioterapeutas e acupunturistas.  A reflexologia podal é a mais usada e difundida, e consiste na aplicação de pressão em áreas dos pés. Sua teoria esta baseada na relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais do corpo. O toque nos pés pode servir para diagnosticar e também tratar. De acordo com as áreas que estiverem sensíveis, descobre-se quais órgãos necessitam de tratamento e por meio de estimulo é possível ajudar o próprio corpo a se regenerar de males físicos e emocionais. Cada um dos pés representa metade do corpo. Para auxi

Massagens e automassagem com auxílio de superfícies de contato

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.  Porque a massagem? A massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para